
VII Jornadas Ciências Biomédicas
Saúde e Investigação Científica: aliados pelo Ser Humano


Aveiro é a “Veneza portuguesa”
A essência desta cidade é única e digna de descrição num livro de viagens. Exibe paisagens variadas e encantadoras. É atravessada por um canal, no qual se podem ver os famosos moliceiros; embarcações coloridas que eram destinadas à recolha e transporte do moliço que cresce no leito da Ria de Aveiro, mas que, atualmente, são utilizadas em visitas guiadas para turistas.
Aveiro caracteriza-se por uma arquitetura elegante do século XIX, pela atmosfera urbana tranquila e pela longa costa arenosa.
A população aveirense fixou-se nesta zona, devido à localização geográfica, junto à Ria de Aveiro, com exploração das salinas, a pesca e o comércio marítimo. Na cidade pode visitar-se o Mercado do Peixe, diversos museus, cafés tradicionais e é obrigatório provar a especialidade do distrito, os divinais ovos moles.
A cidade de Aveiro é também uma cidade universitária. Desde a sua criação, em 1973, a missão da Universidade de Aveiro (UA) consiste na intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, na investigação e na cooperação com a sociedade. A UA assume um papel de relevância no panorama universitário português, devido à qualidade das infraestruturas e da investigação e à excelência dos docentes. É um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.
A licenciatura em Ciências Biomédicas existe, na Universidade de Aveiro, desde 2006.